FERNANDO

Fernando Natural de Belo Horizonte – MG

+ 12 anos de experiencia com poker e Joga omaha5 regularmente desde de agosto de 2018.

Limites atuais: 5/10 e 10/20
Minha história como jogador de poker que começou em 2009, quando conheci esse jogo na faculdade. Estava terminando a minha formação no curso de Educação Física e um dia em uma resenha entre amigos fizemos uma partida com valores simbólicos num cash game de NLH. Achei o jogo bem divertido e como sempre gostei muito de jogos em geral, principalmente jogos on-line, baixei o aplicativo do Poker Stars e comecei a fuçar pra aprender como funcionava.

Logo de cara vi que o jogo não era como os outros jogos de bralho que dependiam exclusivamente da sorte na maioria das vezes. Nesse período, tive acesso ao Livro Verde do Poker, escrito por Phil Gordon e a partir desse momento que realmente descobri que o jogo era de habilidade eu me apaixonei.

Como sempre fui muito curioso, cada vez que jogava mais eu ficava interessado em aprender sobre aquele complexo e fascinante mundo do poker. Comecei a jogar play Money, nos torneios, sit and go e cash games de hold´em e com pouco estudo que tinha já era o suficiente pra me tornar um milionário das fichas fictícias. Ganhava alguns freerrols de centavos, mas que não eram suficientes para eu efetivamente engatar no jogo de dinheiro real.

Resolvi então fazer alguns depósitos para poder experimentar a emoção de jogar com dinheiro de verdade. Fiz um planejamento de quanto poderia perder por mês e cheguei a conclusão que poderia fazer um depósito de R$50 mensais pra poder me divertir e experimentar a emoção de jogar com dinheiro de verdade.

Meus primeiros jogos contando pelo sharkscope datam do final de 2011, me lembro que no primeiro mês eu rapidamente perdi meus poucos dólares, no segundo mês demorou um pouco mais, mas também perdi. Do terceiro mês em diante eu nunca mais fiz depósitos e com uma pitada de sorte consegui construir um bankroll saudável que me permitiu continuar no jogo até os dias de hoje. Sempre fui disciplinado com relação ao bankroll. Comecei a jogar sit and go de 9, 18, 27 e acabei na época jogando os sits de 180 jogadores com alguns mtts mais baratos.

Paralelo a isso eu continuei exercendo minha profissão e sobrava pouco tempo pra jogar, só conseguia jogar nos fins de semana ou nas poucas folgas que tinha durante o dia.

Em 2014, eu já era servidor da prefeitura de Belo Horizonte como professor municipal, trabalhava em um projeto social e também no SESI com Educação Física, tinha me especializado em Gestão de Organizações de Esporte e Lazer e recebi uma proposta para assumir a coordenação pedagógica na escola em tempo integral, projeto que teria início apenas em 2015.

Decidi então deixar as outras empresas e fiquei trabalhando apenas no turno da manhã e no restante do tempo me dedicando ao poker, em 2014 que foi o ano que tive melhores resultados nos sit and go.

Após isso com uma rotina mais apertada de trabalho decidi migrar para os cash games. Como não dominava essa modalidade, comecei jogando NL2 e fui conseguindo bons resultados até chegar na NL25. Na NL25 eu já tive um pouco de dificuldade, a variância começou a aumentar por que minha winrate já era mais baixa nesse nível, os players já eram mais capacitados e eu não conseguia me dedicar tanto tempo pra estudo já que trabalhava off poker a maior parte do dia.

Comecei também a me interessar pelo Omaha nesse período, o PPPoker já estava ganhando corpo, alguns home games já estavam crescendo e a facilidade de poker jogar pelo celular aliado ao field muito fácil começou a chamar minha atenção.

Comecei então a estudar um pouco mais de Omaha e depois o Omaha5. Meus resultados foram surpreendentes nos primeiros meses, com a experiencia que eu já tinha no poker eu já tinha um grande hedge sobre o field mesmo não sendo um especialista em Omaha 5 cartas, com pouco material disponível para estudo em uma modalidade nova um pouco mais de noção já era o suficiente pra ser um vencedor.

Comecei jogando pelo celular mesmo, alguns meses depois consegui instalar o app no computador (o que permitiu aumentar muito meu volume), depois disso as coisas foram fluindo, continuei estudando o jogo com muita dificuldade em encontrar material e também não conhecia bons jogadores, então decidi criar a página para trocar ideias e conhecer novos jogadores, discutir mãos.

E hoje, alguns anos depois de ter iniciado minha aventura no Omaha Five e criado a página no instagram, estou aqui para passar um pouco do meu conhecimento e ajudar você nessa caminhada de se tornar um poker player.